Descrição: Escultura de vulto pleno, representando a Virgem Maria sob a invocação de Nossa Senhora da Assunção. A Virgem apresenta-se de corpo inteiro, de pé sobre nuvens. Braços cruzados sobre o peito, fronte soerguida e ligeira torção da cabeça para a direita. Olhos de vidro, dirigidos para o alto, boca cerrada. Longos cabelos ondulados, caindo em oito madeixas sobre os ombros e costas. Veste túnica plissada nas orlas, cobrindo os sapatos, cingida na cintura, decote redondo debruado, decorada com motivos florais estilizados; mangas que dobram sobre os cotovelos. Volumoso manto posto pelos ombros, cai atrás em pregas verticais e envolve a imagem, cruzando à frente, em pregueados curvilíneos e diagonais; suspendendo-se do antebraço, donde pende a outra ponta que desfralda em leque. Pregas volumosas e esvoaçantes. Manto apresenta decoração de motivos vegetalistas estilizados, orlas douradas puncionadas formando efeitos geométricos, forro púrpura esgrafitado, deixando o ouro à vista.
Base entalhada com serafins (sete), dispostos simetricamente, rodeados por nuvens espiraladas e entalhadas (faltam duas do lado direito). Suporte poligonal, marmoreado.
Incorporação: Igreja do Seminário em Viseu.
Bibliografia
NABAIS, Cristina; RODRIGUES, Dalila (coord.) - As Colecções de Escultura em Madeira do Museu Grão Vasco e do Museu Nacional de Arte Antiga. Um contributo para a ciência e para a arte, Ed. da Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014, p.p. 87