Santo Bispo
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 990
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Dourada, estofada e policromada
-
Dimensões (cm): Alt. 58 x Larg. 22 x Prof. 16
-
Descrição: Escultura de vulto pleno, em madeira estofada e policromada, representando figura paramentada de bispo, de corpo inteiro, de pé. Ligeiro avanço da perna esquerda e braços soerguidos, o esquerdo projectado para a frente; pela posição da mão desse lado, seguraria um báculo, em falta; a mão direita em gesto de abençoar.
Enverga mitra alta, triangular, circundada por banda donde pendem da parte posterior duas tiras estreitas. Hábito com capuz erguido, cingido na cintura por espesso cinto de dupla corda, pendente, com vários nós. Capa de asperges presa com um firmal rectangular, apresenta nas costas um elemento decorativo relevado, em forma de escudete. Tratamento plástico dos panejamentos estruturado em pregueados verticais, de perfil redondo, formando nas mangas dobras de volumetria acentuada. Vestes ricamente estofadas com desenhos de motivos florais estilizados e dourados, esgrafitados sobre cobertura policroma negra e púrpura no pluvial.
Rosto muito delicado, lábios e faces rosados, serenidade da máscara.
Assenta em base incorporada abolachada.
-
-
Origem/Historial: No inventário Sic. de 1984 foi-lhe atribuído o nº 3486 do Livro de Cadastro com a designação de São Martinho.
-
Incorporação: Adquirido pelo Estado. Proveniência desconhecida.
-
Bibliografia
- Museu de Grão Vasco, Roteiro, Viseu, s.n., 1969
- RODRIGUES, Dalila - Roteiro do Museu Grão Vasco. Lisboa: IPM/ASA, 2004