São Brás
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 964
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 15
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 53 x Larg. 17,5 x Prof. 14
-
Descrição: Escultura de vulto a 3/4, verso plano, representando São Brás paramentado de bispo. De corpo inteiro, de pé, braços encostados ao corpo, o direito erguido com a mão em gesto de abençoar. O esquerdo em ângulo recto, mão segurando o habitual báculo, topo quebrado. Enverga mitra baixa, de bandas arredondadas. A túnica deixa-lhe o sapato direito a descoberto. Casula (?) de decote abicado, cai no peito em pregas quebradas a meio e trapezoidais abaixo da cintura. Tratamento plástico dos panejamentos, duro e hirto, de pregueados geometrizados. Rosto inexpressivo, posição frontalizada, pose hierática. Assenta em base integrada poligonal.
-
-
Origem/Historial: Foi adquirida em Viseu, tal como refere o catálogo de 1921, porém, não consta qualquer referência relativa à sua procedência/anterior proprietário.
-
Incorporação: Adquirida pelo Estado, em Viseu. Procedência desconhecida.
-
Bibliografia
- MOREIRA, Francisco de Almeida - Museu Regional de Grão Vasco, Catálogo e Guia Sumário, Porto, Edição do Autor, 1921
- NABAIS, Cristina; RODRIGUES, Dalila (coord.) - As Colecções de Escultura em Madeira do Museu Grão Vasco e do Museu Nacional de Arte Antiga. Um contributo para a ciência e para a arte, Ed. da Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014, p.p. 87