Descrição: Médio-relevo em placa de madeira quadrangular de topo arredondado, representando o Baptismo de Cristo. Caixilho moldurado em talha dourada, ornamentado com motivos geométricos (semi-círculos) relevados, dispostos simetricamente. Eixo compositivo dominado pela figura de Jesus Cristo, tendo ao centro o rio Jordão onde, de pé, com a água pelos tornozelos, surge em posição frontal, de braços cruzados sobre o peito, envergando cendal. Apresenta feições jovens, emolduradas por cabelos longos ondulados e barba curta. Cabeça ligeiramente inclinada, em atitude reverente. Ladeado por um anjo ajoelhado, que segura na toalha em que Cristo se irá enxugar; São João Baptista, colocado num registo superior, de cabelos e barba escuros, descalço, veste túnica e manto vermelho descaído sobre um ombro, rodeando-lhe o corpo. A mão direita erguida, sustenta a concha com a qual derrama a água lustral sobre a cabeça de Jesus. Encimando esta representação, entre nuvens imbricadas, vislumbra-se a pomba, símbolo do Espírito Santo.
O anjo e São João Baptista encontram-se sobre elevações de terreno, com registos de flora e árvores de pequena escala e baixo-relevo. Fundo plano e riscado deixando o ouro à vista.
Composição com algumas incorreções anatómicas particularmente flagrantes na representação de São João, cujo lançamento de pernas e tronco possui erros de escala e de perspectiva.
Ricamente estofado, predominando os dourados, do qual sobressai o vermelho do manto de São João, e os castanhos das cabeleiras.