Técnica: Peça de forma circular em porcelana branca decorada a ouro, verde, azul e manganês sobre um vidrado transparente.
Dimensões (cm): Alt. 3 x Diâm. 14
Descrição: Pires de chávena, fundo e em porcelana branca decorada com esmaltes verdes, azuis, manganés e ouro, aplicados sobre um vidrado transparente.
O bordo é delimitado a ouro e a aba não apresenta qualquer tipo de decoração, a não ser o triplo filete a ouro, verde e manganés, que a delimita na extermidade inferior, junto ao covo.
No fundo e ao centro, cercadura de friso a ouro e azul, e filete também a ouro, circunscrevendo uma urna assente em plinto, com peanha ladeada por chorões. A peanha e os ramos dos chorões delimitam, em branco, quatro perfis, sendo os que ladeiam a urna atribuídos a Luís XVI e Maria Antonieta e os outros dois, mais acima e junto aos troncos dos salgueiros, atribuídos a seus filhos, o Delfim (futuro Luís XVII) e Mme. Royale (duquesa de Angoulême).
É uma cópia muito semelhante à gravura europeia anónima, publicada clandestinamente durante a revolução francesa sob o título "Urne Mistériuse" (Urna Misteriosa), localizada na Biblioteca Nacional de Paris e que serviu de modelo aos artistas chineses.
Incorporação: Legado do Dr. Alberto Eduardo Navarro, Visconde da Trindade.
Bibliografia
CORTEZ, Fernando de Barros Russel - Museu de Grão Vasco. Legado do Dr. Alberto Eduardo Navarro, Exposição Temporária, Viseu, Novelgráfica, 1975