Travessa
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 445
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Peça de forma elíptica em porcelana branca decorada com esmaltes da "família rosa" aplicados sobre um vidrado transparente.
-
Dimensões (cm): Comp. 33,5 x Alt. 3,5 x Larg. 27,5
-
Descrição: Travessa oval em porcelana branca com decoração do tipo europeu; aplicação de esmaltes da "família rosa "(verde, rosa e ouro) sobre vidrado transparente.
O bordo é delimitado a ouro e a aba apresenta uma barra de motivos vegetalistas estilizados a azul, inseridos em semi-círculos rosa; esta é ainda delimitada por um fino filete sem decoração interior; a decoração da aba culmina com três motivos florais isolados, mais concretamente um lírio, um amor-perfeito e uma peónia que, se ligados entre si por uma linha imaginária, inscrevem um tirângulo.
No fundo, mais três motivos florais isolados, tratando-se desta feita de peónias durante as fases do seu desabrochar, desde a inocência do botão à beleza da flor; também aqui ligando estes três arranjos entre si, com uma linha imaginária, se forma um triângulo simétrico. Ao centro, outro motivo floral: uma peónia.
Reverso liso sem vidrado na base.
-
-
-
Incorporação: Dr. Alberto Eduardo Navarro - Visconde da Trindade.
-