Técnica: Peça de forma cilíndrica em porcelana branca vidrada e decorada a azul e vemelho ferro, aplicados sobre um vidrado azulado.
Dimensões (cm): Alt. 5 x Diâm. 35
Descrição: Prato fundo e grande da dinastia Qing de forma circular em porcelana branca com decoração azul e vermelho ferro sobre vidrado levemente azulado.
No fundo, decorado por motivos naturalistas, delimitado por um duplo círculo, representam-se rochedos ornamentais estilizados e um ramo de ameixeira; sobrevoa esta composição uma grande Fénix a azul, apresentando na cauda apontamentos com vermelho ferro. Na parte posterior, o fundo apresenta ainda duas folhas sobrepostas delimitadas por um duplo círculo.
A aba, delimitada por filetes duplos, tem como fundo composições florais, mais concretamente, troncos de ameixieira e folhagem a azul com pequenas manchas dispersas a vermelho ferro. Esta apresenta ainda, na parte posterior, três arranjos florais.
No reverso, a extermidade do pé não é vidrada.
É uma peça com uma clara acepção à fecundidade da natureza que, com uma calma aparente no Inverno, nunca pára de se renovar.
Incorporação: Dr. Alberto Eduardo Navarro, Visconde da Trindade.