Descrição: Chaleira periforme com trempe (de três pés) e lamparina (que reproduz em escala menor a forma da chaleira), que foi toda relevada, excepto a asa, bico e a tampa, que foram fundidos. Esta última encaixa perfeitamente na forma da chaleira, tendo para isso sido soldado um anel no interior da mesma, onde a tampa assenta. Também a trempe foi fundida e soldada. A gramática decorativa da peça é essencialmente vegetalista e os motivos concheados são profusamente estilizados.
A decoração situa-se sobretudo na parte superior do bojo da chaleira e na tampa. Tampa cuja junção é quase encoberta pela profusão de decoração. Botões de flor (rosas), volutas, folhas de acanto e a concha estilizada (motivos incisos, quase um baixo relevo).
A inserção do bico, polilobado junto ao bojo, é rodeado pelo motivo concheado. A folhagem e o concheado são preenchidos com leve puncionado. O remate da tampa (em forma de cúpula) tem a forma de pinha, mas é todo relevado por folhas de acanto. A trempe assenta em três pés que terminam em concha. Estes ligam-se ao suporte em volutas. A trempe, de forma circula,r é ornamentada por um friso em que dominam as volutas, concheados e pequenos botões de flor. Deste friso pende decoração profusamente recortada com volutas e conchas." ( Maria Antónia Lemos e Maria Adelaide Carvalho, Técnicos Superiores do Inventário de Bens Culturais Móveis - 1992).
Incorporação: Legado da Srª D. Maria Fernanda de Vasconcelos Lucena e Vale
Bibliografia
Aquisições, Mecenato e Doações. 1986-1990 Enriquecimento das Colecções Nacionais, Galeria de Pintura do Rei D. Luis, Secretaria de Estado da Cultura, Junho, 1990