Descrição: "Escrivaninha com um suporte quadrangular para o tinteiro e suporte para as canetinhas aparafusados. Ao tabuleiro, tinteiro em vidro com tampa em prata e duas canetinhas com o cabo em prata. Decoração relevada.
Tabuleiro - rectangular com quatro pés e saia esculpidos na mesma chapa. Os pés são decorados por óvulos e concheados rematados por volutas. A saia é ornamentada por volutas, flores, conchas e ramagem, relevadas, tendo no centro das faces mais longas, duas cartelas com o centro liso. O centro do tabuleiro é liso com o suporte do tinteiro com quatro pés, em semi-esferas, soldados ao suporte e aparafusados ao tabuleiro. Os suportes para as canetinhas são decorados por volutas e ramagem.
Tinteiro - de vidro, com forma cúbica, com cada face dividida em quatro, e tampa em prata: os motivos decorativos são idênticos - volutas com flores na parte superior, e concheado na inferior - formando uma cartela.
Duas canetinhas - são idênticas, com decoração na parte central - volutas e arabescos relevados - e extremidades lisas.
O mata-borrão compõe-se de uma parte superior em prata e a inferior em madeira forrada a papel mata-borrão.
A decoração da pega de forma circular e da chapa de forma rectangular é idêntica: dalias, botões e ramagem relevada. A toda a volta da chapa existe uma moldura de filetes relevados interrompidos por folha."
(Maria Antónia Lemos e Maria Adelaide Carvalho, Técnicos Superiores do Inventário de Bens Culturais Móveis - 1992).
Incorporação: Oferta da Srª D. Maria Manuela Garcês Cavaleiro