Relógio de bolso
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 2884
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
Técnica: incisa
-
Dimensões (cm): Comp. 23,9 x Alt. 23,9 x Diâm. 4,7
-
Descrição: "Relógio de bolso com corrente em ouro. O relógio é composto por duas tampas articuladas por dobradiça, que fecham o relógio.
A corrente é composta por dois fios (encordoados) que saem de uma bola, ligando-se ao fecho (soldada) de um lado e do outro a bola está ligada a um cabo circular. Este liga-se por uma argola ao fecho.
O relógio tem decoração semelhante nas duas tampas: ao centro círculo liso e em volta motivo geométrico definido por linhas em elipse que se cruzam. Em volta da caixa do relógio, na parte lateral, encontra-se o mesmo motivo decorativo empregue nas tampas, mas mais estilizado. O relógio é seguro por argola.
Na corrente existem 2 pendentes cilíndricos que são decorados com 3 linhas esmaltadas (parte superior e inferior) e ao centro friso (tipo metopas e tríglifos) ladeado por motivos vegetalistas incisos de fino desenho".
( Maria Antónia Lemos e Maria Adelaide Carvalho, Técnicas Superiores do Inventário de Bens Culturais Móveis 1992).
-
-
Origem/Historial: Em carta de 1991/08/06 o Sr director do Museu de Grão Vasco, agradece a oferta do relógio de ouro, legado pelo Sr. Alexandre F. M. Albuquerque.
-
Incorporação: Oferta do Sr. Alexandre Frederico Mendes de Albuquerque.
-