Santa Catarina de Alexandria
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 880
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 14/15
-
-
Técnica: Policromada
-
Dimensões (cm): Alt. 90 x Larg. 32 x Prof. 23
-
Descrição: Escultura de meio vulto, representando Santa Catarina, princesa de Alexandria, de corpo inteiro, de pé, ligeiramente inclinada para a frente, acompanhada dos respectivos atributos: a roda do martírio na mão esquerda e a espada, na mão direita. Coroa aberta na cabeça, rosto ovalado, olhos e sobrancelhas desenhados. Possui véu sobre a cabeça, a tocar os ombros, e veste túnica de decote serpenteante, que roça a base e lhe deixa a ponta dos sapatos a descoberto. As pregas da túnica descem verticais, oblíquas e profundamente cavadas, plissadas na cintura. O manto, posto pelos ombros, sugere a união no colo por um firmal, entretanto mutilado. As vestes são decoradas com motivos florais de tons rosa e verde e o manto é azul. Assenta em base incorporada de formato irregular. Os repintes generalizados foram executados, muito provavelmente, no século XVIII.
-
-
Origem/Historial: Desde a sua aquisição ao antiquário de Viseu, António Madeira, na década de 50 do séc. XX que esta peça foi, durante décadas, atribuída a Mestre Pêro. A revisão das classificações de inventário no âmbito da digitalização do acervo no Matriz, reconsiderou que esta peça, tanto na sua concepção formal como nos recuros técnicos não é da mão de Mestre Pêro, sendo de autoria desconhecida e de datação posterior embora de oficina conimbricense.
-
Incorporação: Adquirida pelo Estado ao antiquário António Madeira, de Viseu. Proveniente de Vila Facaia, Pedrogão Grande.
-
Bibliografia
- CORTEZ, Russel - Panorama da Escultura do Museu de Grão Vasco, in Revista Panorama, 1967