Última Ceia

  • Museu: Museu Nacional Grão Vasco
  • Nº de Inventário: 2174
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Fernandes, Vasco (Pintor/a)
  • Datação: 1535
  • Suporte: Madeira de castanho
  • Técnica: Pintura a óleo
  • Dimensões (cm): Alt. 151 x Larg. 201,5
  • Descrição: Antigo retábulo da capela de Santa Marta do Paço Episcopal de Fontelo. Apesar dos desgastes e dos repintes antigos que lhe desvirtuam valores, identificam-se nesta pintura as características do processo de Vasco Fernandes - no modo como descentra os núcleos formais e os ordena em planos sucessivos, sempre unificados pela distribuição rítmica da luz; no rigor que coloca na expressão volumétrica e na plasticidade da forma; na densidade expressiva dos rostos ou no preciosismo com que representa os pormenores de escala mais ínfima. A importância desta pintura passa também pela complexidade do programa iconográfico e pela relação entre o registo figurativo, desenvolvido de modo contínuo, e a forma tripartida do suporte. Na tábua central, as figurações indicam tratar-se da representação da Última Ceia - Jesus Cristo, que segura o cálice eucarístico, é ladeado por São Pedro, São João e um outro apóstolo. Na tábua da esquerda, sete apóstolos organizados em redor da mesa, uma forma prolongada da tábua central com a forma de L, elevam com cumplicidade a hóstia eucarística. Judas, na tábua da direita, com a iconografia habitual da traição (o saco de moedas e o traje amarelo), complementa o grupo. As representações que surgem nesta tábua, à excepção de Judas e do pequeno cão, certamente um símbolo da fidelidade, por oposição à traição do apóstolo, não têm lugar na representação habitual do tema. O episódio do Lava-pés evoca-se através da presença da bacia com água em primeiro plano, e as duas figuras femininas que se aproximam de Cristo, uma das quais segura a boceta com o perfume de nardo, atributo de Madalena, poderão também associar-se ao Cupido, numa provável alusão à dicotomia entre o Amor Profano e o Amor Sagrado. Para adensar a narrativa, e também para assegurar a unidade visual do registo, representa-se em toda a extensão da pintura um muro contínuo que separa os planos. Na tábua central, assomam de um compartimento contíguo algumas personagens, uma das quais transporta para a mesa eucarística o cordeiro pascal, de acordo com a celebração judia. Os elementos que figuram sobre a mesa, as ervas amargas e o pão ázimo ou sem fermento, poderão ser entendidos como uma alusão ao tema da Saída do Egipto. Nos dois fundos restantes evocam-se já as cenas sequentes da Paixão.
  • Origem/Historial: Da capela de Santa Marta do Paço Episcopal de Fontelo. Foi classificado como bem de interesse nacional (BIN), com a designação de «tesouro nacional», e publicado no diário da República nº 32, II Série, de 14 de fevereiro de 2023, Anúncio n.º 25/2023.
  • Incorporação: Do Paço Episcopal do Fontelo.

Bibliografia

  • C. N. C. D. P. - Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento, Lisboa, 1992
  • RODRIGUES, Dalila - Grão Vasco Pintura Portuguesa del Renascimento. Salamanca: Gráfica VARONA, S.A., 2002
  • SANTOS, Luis Reis - Vasco Fernandes e os Pintores de Viseu do século XVI. Lisboa: 1946
  • CAETANO, Joaquim Oliveira; CARVALHO, José Alberto Seabra (coord.) - Além de Grão Vasco. Do Douro ao Mondego: a pintura entre o Renascimento e a Contrarreforma, ed. MNGV, Viseu, 2016, p.p 213
  • ALVES, Susana Rita Rosado - A Iconografia de Santa Maria Madalena até ao Concílio de Trento, tese de mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2012, 163 p.p.

Exposições

  • Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento

    • Lisboa, Palácio da Ajuda
    • 17/3/1992 a 10/6/1992
    • Exposição Física
  • Os Primitivos Portugueses

    • Lisboa
    • Exposição Física
  • Arte Sacra Ornamental

    • Lisboa
    • Exposição Física
  • Grão Vasco na Misericórdia

    • Igreja da Misericórdia, Viseu
    • Exposição Física
  • Grão Vasco Pintura Portuguesa do Renascimento (c 1500-1540)

    • Colégio de Santo Domingo, Salamanca
    • 12/7/2002 a 15/9/2002
    • Exposição Física
  • Além de Grão Vasco. Do Douro ao Mondego: a pintura entre o Renascimento e a Contrareforma

    • Museu Nacional Grão Vasco, Viseu
    • 8/11/2016 a 5/3/2017
    • Exposição Física

Multimédia

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