Travessa
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 2094
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1904/1912
-
-
Técnica: Peça moldada de forma octogonal em faiança branca vidrada e decorada a preto, sobre fundo creme, através da técnica de impressão.
-
Dimensões (cm): Comp. 32 x Alt. 3 x Larg. 25,5
-
Descrição: Travessa moldada de forma octogonal, em faiança branca vidrada e decorada a preto, sobre fundo creme, através da técnica de impressão.
O bordo não apresenta qualquer tipo de decoração, mas a aba está ricamente decorada, apresentando uma pequena barra, junto ao bordo, de motivos geométricos estilizados, formando rendilhado e uma segunda barra, esta de maiores dimensões, de ponteado preto, onde grinaldas de flores e volutas, que se prolongam pel...
Ver maisa parede até ao fundo acabando por acentuar o covo, enquadram seis reservas, quatro nos lados maiores representando casario disposto junto a um rio onde navegam dois barcos, e como paisagem de fundo, árvores e montanhas; nos lados menores da peça, as duas reservas apresentam um balcão/mesa sobre o qual se dispõem dois jarrões/vasos (um maior do que o outro) com folhagem estilizada.
Como já referido, as grinaldas de flores e volutas prolongam-se pela parede até ao fundo, servindo de enquadramento/moldura à cena aí representada. Trata-se de um jardim florido e verdejante do qual se destaca uma estátua equestre, ladeada, pela direita, por um pavilhão/templo grego e colunas gregas em ruínas e, pela esquerda, por um rio, onde se pode observar uma ilhota, com uma torre central e um barco a navegar, tendo como paisagem de fundo casario e montanhas. Destaca-se ainda, atrás da referida estátua, um grande chorão e sombreado, representando folhagem, o que acrescenta profundidade ao jardim.
Ainda no fundo, mas na parte posterior, estampado a preto, aparece um medalhão, onde se inscreve a legenda - ECP/MASSARELLOS/PORTO -, encimado por uma coroa real e ladeado por uma coroa de louro, tudo isto sobre a legenda - STATUE; muitas vezes as marcas que aparecem, para além de poderem indicar a posse da peça, o seu autor, o local de execução, podem também dar indicação sobre os vários donos ou sociedades administradoras das fábricas; é o que acontece com a marca desta peça, que diz respeito ao período compreendido entre os anos de 1904 e 1912, altura da constituição da Empresa Cerâmica Portuense. A legenda "statue" é provavelmente uma alusão ao motivo decorativo que o fundo da peça apresenta. Fechar
-
-
-
Incorporação: Doada pela Srª. D. Cacilda Pais Soares de Figueiredo.
-
Bibliografia
- Fábrica de Massarellos. Porto 1763-1936, Catálogo da Exposição, Porto, Museu Nacional Soares dos Reis, 1998