Galheteiro
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 514
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Peça moldada de forma quadrangular em faiança branca e vidrada decorada a rosa e verde.
-
Dimensões (cm): Alt. 22,3 x Larg. 17
-
Descrição: Galheteiro, com duas galhetas, um saleiro e um pimenteiro, moldado de forma quadrangular em faiança branca vidrada e decorada a rosa e verde.
SUPORTE: a pega é em forma de chave com nervuras relevadas e na base folhagem também ela em relevo; decorada com motivo esponjoso a rosa e barra verde.
Na parte superior, sem qualquer tipo de decoração policroma, quatro aberturas circulares onde se inserem as duas galhetas, o saleiro e o pimenteiro. A parede apresenta uma decoração de tipo esponjoso a rosa e é trabalhada em relevo, com motivos vegetalistas estilizados, formando rendilhado.
Este suporte assenta sobre quatro patas de animal, talvez de leão, brancas.
GALHETAS: têm tampas de encaixe e forma de balaústre com bico relevado para o exterior. As peças apresentam dois segmentos decorativos, a saber: do gargalo até meio do bojo, com excepção do local de aplicação da asa, são decoradas com motivo esponjoso rosa e duas barras horizontais verdes, uma junto ao bico e outra a meio do bojo; a segunda metade deste não se apresenta decorada, tratando-se da parte que se insere no suporte.
As asas, em meio coração, não apresentam qualquer tipo de decoração; as tampas, com forma de botão de flor, são decoradas com motivo esponjoso rosa a uma barra verde, junto ao bordo.
SALEIRO: em forma de balaústre e com saída de sal bolbosa e sem qualquer tipo de decoração. Também o bojo desta peça apresenta uma decoração segmentada; um primeiro segmento, do gargalo a meio do bojo, decorado com motivo esponjoso rosa e duas barras verdes, uma no início do gargalo e outra a meio do bojo e um segundo segmento, que corresponde à segunda metade do bojo, sem decoração, tratando-se da parte que se insere no suporte.
Na base, a peça apresenta um orifício para a entrada do sal.
PIMENTEIRO: também tem tampa de encaixe e apresenta uma forma cónica. Enquanto que o bordo não é decorado, a restante decoração é segmentada seguindo as directrizes do conjunto do qual faz parte. Assim, duas barras verdes, uma no início do colo e outra no início do bojo; o segundo segmento, correspondendo a todo o bojo, é totalmente branco pois é a parte da peça que se insere no suporte.
A tampa é circular, apresentando uma pega em botão, relevada em flor; no bordo, uma barra verde delimita o motivo esponjoso rosa.
-
-
-
Incorporação: Fundo Antigo do Museu.
-