Suporte: Pasta de porcelana composta, em proporções variáveis, por caulino, quartzo e feldspato.
Técnica: Conformação por enchimento com pasta líquida, vidragem transparente, pintura à pistola (fundos de cor uniforme) e pintura a pincel (detalhes/ pormenores).
Dimensões (cm): Alt. 27,6 x Larg. 9 x Prof. 12,5
Descrição: Garrafa antropomórfica de porcelana policromada. A figura feminina apresenta rolhas concretizada como chapéu preto de aba larga. Este encontra-se colocado sobre lenço amarelo e cabelos castanhos. Dois brincos vermelhos parecem moldurar face delicada, de olhos e sobrancelhas pretas, derme rosada e boca, de lábios vermelhos, entreaberta. A figura, de cabeça voltada para a esquerda, traja blusa rosa, de punhos vermelhos e decorada com ornatos florais, saia longa de tonalidade azul marinho, que apresenta pregueado largo e se encontra presa na cintura. Sobre esta veste ostenta avental policromado, que se apresenta concretizado através de frisos geométricos e possui franjas verdes na extremidade inferior. As mãos da figura repousam sobre o peito e seguram o fio que suporta uma cruz de Malta dourada. A mulher ostenta tamancos pretos e possui as pernas adossadas a corpo de contornos irregulares, que funciona como base da mesma.
Incorporação: Fundo Antigo do Museu
Bibliografia
MENDES, Ana Rita Soares, Vista Alegre: história, colecionismo e mercado na atualidade (dissertação de mestrado), Lisboa, ISCTE–IUL, 2016
Exposições
Alegorias do Mar na cerâmica da Vista Alegre
Museu Marítimo de Ílhavo, Avenida Dr. Rocha Madaíl, Ílhavo