Galheteiro
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 404
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Peça moldada e rodada em faiança branca vidrada e decorada a azul e preto.
-
Dimensões (cm): Comp. 20 x Alt. 20 x Larg. 15
-
Descrição: Galheteiro (SUPORTE) moldado e rodado, com uma galheta e duas tampas, em faiança branca vidrada e decorada a azul e preto.
Apresenta quatro formas circulares, de bordo relevado para o exterior, duas de maiores dimensões - onde se inserem as galhetas e que servem de base da peça, sendo salientes para o exterior - e duas de menores dimensões, uma delas com tampa de encaixe.
As duas formas circulares onde se inserem as galhetas apresentam-se decoradas por uma barra azul e branca, onde se inserem seis reservas, contornadas a preto, decoradas com uma folha estilizada. As duas formas circulares de menores dimensões estão decoradas por uma barra de motivos geométricos horizontais em tons de azul, escuro e claro.
A pega representa um braço humano, com caneluras relevadas e decorado com duas barras azuis e cinco filetes também em azul, segurando uma argola colorida a azul.
GALHETA: tem bojo semi-esférico e colo estreito e alto. O bico e o gargalo estão decorados com motivos vegetalistas estilizados e uma barra assimétrica, tudo em azul.
O colo é decorado por um fino filete azul e por uma cercadura, também em azul onde, inseridas em cinco reservas, estão folhas estilizadas.
O bojo, talvez porque é a parte que se insere no suporte, não apresenta qualquer tipo de decoração, assentando numa base circular.
TAMPA, DE FORMA CIRCULAR MAIS PEQUENA, DE SUPORTE DE GALHETEIRO: é de encaixe e com forma circular; a pega é em botão decorada por um filete azul, e a restante decoração da tampa é feita por uma barra de motivos geométricos horizontais em tons de azul escuro e claro.
-
-
-
Incorporação: Fundo Antigo do Museu.
-