Jarra
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 184
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1775/1827
-
-
Técnica: Peça moldada de forma periforme em faiança branca vidrada e decorada a azul - "Faiança Azul e Branca".
-
Dimensões (cm): Alt. 24 x Diâm. 12,5
-
Descrição: Jarra moldada em forma periforme, de faiança branca vidrada e decorada a azul - "faiança azul e branca".
O bordo não apresenta qualquer tipo de decoração e o colo, cilíndrico e estreito, é decorado por uma barra azul e dois pequenos filetes.
A decoração do bojo é feita por uma custódia envolta por cercadura de arabescos e outros motivos vegetalistas, de onde se destacam uma videira, com um cacho de uvas pendente, e um pé de trigo, simbolizando o vinho e o pão presentes na celebração eucarística. Junto à base a inscrição em azul "SE" - sendo uma Sé, provavelmente, o primeiro local de exposição desta peça - .
A base é circular e decorada com dois filetes em azul claro e uma barra azul escura. Na parte posterior, inscrito a azul, um "R" - trata-se da marca identificativa da Fábrica de Miragaia, mais concretamente de um dos seus mais importantes administradores e ceramistas, Rocha Soares, que no período de 1799 a 1829 imprimuiu um grande impulso produtivo na dita fábrica.
É de notar que esta peça apresenta motivos decorativos em tudo semelhantes aos da peça com o número de inventário 185/185 Cer, com excepção da tonalidade de azul utilizada, aqui esta é mais clara.
-
-
-
Incorporação: Fundo Antigo do Museu.
-