Terrina
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 488
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Peça oval em porcelana branca e decorada com predomínio de esmaltes laranja, ouro, rosa, roxo e verde aplicados sobre vidrado transparente.
-
Dimensões (cm): Comp. 31 x Alt. 13,5 x Larg. 22,5
-
Descrição: Terrina oval, com tampa, em porcelana branca e decoração do tipo europeu onde predominam os esmaltes laranja, ouro, roxo, rosa e verde aplicados sobre um vidrado transparente.
O bojo é decorado, junto ao bordo, ligeiramente inclinado para o exterior, por duas pequenas barras, uma a roxo com motivos ondeados no interior e outra verde claro com motivos circulares, seguida a estas uma grinalda pontiada e ondulada com seis peónias pendentes - umas em rosa e verde que alternam com outras douradas. A decoração do bojo culmina com um escudo esquartelado, encimado por coroa fechada e ladeado por arabescos e um réptil, muito semelhante a uma cobra, tudo isto com o laranja como cor predominante. Lateralmente dispõem-se duas asas vazadas e em forma de batente, coloridas a laranja com traços ondeados a ouro.
A peça assenta sobre uma base oval decorada com uma fina cercadura de pequenas folhas estilizadas, a verde e ouro.
A decoração da tampa é em tudo semelhante à da terrina; assim sendo, apresenta, junto ao bordo duas barras, uma roxa e outra verde claro, seguidas por grinalda pontiada e ondulada da qual pendem quatro peónias; e, tal como no bojo da terrina, aparece também aqui o mesmo escudo em tons de laranja. A tampa tem ainda uma pega em forma de pinha inclinada, ao lado da qual está uma outra mais pequena, decorada a laranja e ouro e circundada por folhagem nos mesmos tons.
-
-
-
Incorporação: Oferta do Sr. Veloso - Residente no Rio de Janeiro
-
Centro de Fabrico: China.