Descrição: Relicário em terracota com vestígios de cromia, representando, em busto, uma figura feminina (Santa Constância) com cabelos longos e ondulados, caindo em madeixas sobre o ombro esquerdo. A expressão facial é alegre e toda a composição recorda mais uma figura profana, do que a imagem de uma santa, atendendo ao cuidado posto no penteado e na forma como traja.
Por ser uma princesa, a sua figuração é extremamente cuidada. Apresenta-se com um colar de pérolas e veste uma túnica branca com decote, com as mangas apanhadas por peças de joalharia, estilizando motivos florais. Porta um manto verde colocado sobre as costas e enrolado no baixo-ventre. Ao peito, em forma de medalhão, possui um recetáculo oval, com moldura de volutas, onde se guardaria a relíquia.
Este busto assenta sobre base poligonal, na qual se inscreve a legenda (hoje parcialmente desaparecida): [SANTA] | [C]ONS[T]AN | [CIA].
A peça é da mesma fatura e época do relicário de São Francisco Xavier existente na coleção deste museu.
Incorporação: Fundo Antigo do Museu
Bibliografia
GORJÃO, Sérgio (coord.); CARDOSO, Paula - Relicários. Colecções do Museu de Grão Vasco, Ed. GAMUS, Viseu, 2012, p.p 2-71