Descrição: Relicário em terracota policromada representando, a meio corpo, uma figura feminina (Santa Bona) caracterizada com cabelos castanhos, longos e ondulados, caindo em madeixas sobre os ombros. Possui face delicada, olhar baixo e boca entreaberta.
Ostenta no pescoço um colar de pérolas e traja blusa branca com decote relevado. Nas mangas apresenta faixa de tecido azul e relevo floral dourado. Na cintura possui um corpete com motivos florais incisos e orla debruada. Uma saia azul e um manto vermelho, colocado sobre o ombro direito e envolvendo o braço esquerdo, completam a indumentária. As vestes são profanas, dado que Santa Bona nunca professou, logo nunca recebeu o hábito, pese embora muitas vezes seja representada com ele.
No tronco apresenta um recetáculo, moldurado com volutas douradas, onde se insere a relíquia e a respetiva identificação S[anta] Bona V[irgo] e M[ártir]. Segura na mão esquerda um livro. Assenta sobre base poligonal com friso pintado identificando a relíquia: BONAVM.
Incorporação: Fundo Antigo do Museu
Bibliografia
CORTEZ, Russel - Panorama da Escultura do Museu de Grão Vasco, in Revista Panorama, 1967
GORJÃO, Sérgio (coord.); CARDOSO, Paula - Relicários. Colecções do Museu de Grão Vasco, Ed. GAMUS, Viseu, 2012, p.p 2-71