Travessa
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 447
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18/19
-
-
Técnica: Peça de forma elíptica em porcelana branca decorada a azul cobalto aplicado sob o vidrado.
-
Dimensões (cm): Comp. 42 x Alt. 13,5 x Larg. 30
-
Descrição: Travessa funda, de forma elíptica, em porcelana branca decorada a azul cobalto aplicado sob vidrado, com rebordo.
Bordo recortado a toda a volta.
Aba decorada com motivos naturalistas, a saber: motivos vegetais - quatro troncos de ameixieira floridos - que alternam com motivos animais - quatro borboletas, duas numa perspectiva aérea e duas numa perspectiva lateral.
Parede completamente decorada com rendilhado geométrico - losangos - onde se inserem flores-de-lis estilizadas. Como que sobrepostos sobre o rendilhado, encontram-se quatro rectângulos, arqueados nas extremidades, com motivos vegetalistas, uma flor ao centro e motivos vegetalistas estilizados a ladeá-la.
Fundo decorado com motivos vegetalistas seccionados em duas partes distintas: na esquerda, uma paisagem mais árida, no que diz respeito ao solo, de onde sobressaem motivos florais: num primeiro plano peónias e num plano mais recuado, uma flor-de-lótus; na direita, aparece uma paisagem mais verdejante, solo com relva, de onde sobressaem bambus e uma flor; aparecem ainda duas rochas estilizadas de onde brotam duas cascatas.
Simbolicamente, esta peça traduz o ciclo da vida/natureza, onde o perpétuo movimento leva à constante renovação, mas nunca à perda irreversível.
-
-
-
Incorporação: Legado do Visconde da Trindade.
-