Descrição: Representação do Arcanjo São Miguel subjugando Lúcifer que jaz a seus pés. O Príncipe dos Anjos, apresenta-se de corpo inteiro, de pé, de asas castanhas abertas, com indumentária de general romano de cor azul com manto vermelho, calçando sandálias azuis. Segura na mão esquerda, a Balança das Almas, um dos seus atributos, que nesta obra aparece representada com uma figura humana em cada prato. No prato da esquerda a fisionomia da figura humana sugere a presença de um elemento masculino, enquanto que, o da direita a fisionomia sugere uma figura feminina - talvez numa alusão a Adão e Eva. Com a mão direita, o Protector da Igreja, aponta uma espada a Lúcifer que, sendo uma figura antropómórfica, apresenta-se com cornadura e asas de morcego, encontrando-se deitado no chão, com a cabeça sob o pé esquerdo do arcanjo. A ambiência sugere o espaço infernal, especialmente por causa dos tons vermelhos e negros que predominam na parte inferior da composição, onde se encontra o demónio. Contudo, os tons amarelos, sugerindo a luz da salvação que acompanha São Miguel, invadem a tela na parte superior. É de realçar que São Miguel aparece, nesta obra, representado com as vestes bastante coloridas e dinâmicas de um general romano, facto que, como se sabe, só se torna comum a partir do Renascimento. Trata-se de uma representação a partir do quadro de Guido Reni datado de 1635-36.
Incorporação: Fundo Antigo do Museu
Bibliografia
Revista e Boletim da Academia Nacional de Belas Artes, 3ª Série, nº 18, Lisboa, 1981