Descrição: Escultura de vulto, a corpo inteiro, executada em barro policromado e dourado, representando uma figura feminina, quase seguramente representando Santa Clara de Assis. Traja um hábito monástico negro (estofado a ouro) cingido à cintura e cabeça coberta com um véu branco ajustado ao colo, ao qual se sobrepõe outro véu da cor do hábito caindo sobre os ombros. A completar a indumentária possui sapatos pontiagudos de cor preta e decorados com ornatos dourados.
A face é anatomicamente cuidada lançando uma mística mirada ao céu; a mão direita segura o recetáculo do relicário, aposto sobre o peito; o braço esquerdo, ligeiramente erguido, deveria portar os seus atributos hagiográficos, neste caso um báculo ou uma custódia. As pernas estão ligeiramente fletidas e o hábito é bastante pregueado, conferindo à escultura uma sensação de dinamismo. A imagem assenta sobre uma peanha marmoreada de azul.
Incorporação: Transferência do Arquivo das Congregações Religiosas
Bibliografia
CORTEZ, Russel - Panorama da Escultura do Museu de Grão Vasco, in Revista Panorama, 1967
GORJÃO, Sérgio (coord.); CARDOSO, Paula - Relicários. Colecções do Museu de Grão Vasco, Ed. GAMUS, Viseu, 2012, p.p 2-71