Atena
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 993
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Alabastro de gesso
-
Técnica: Escultura
-
Dimensões (cm): Alt. 48 x Larg. 22,5 x Prof. 13
-
Descrição: Escultura de vulto representando a figura mitológica Atena, deusa grega relacionada com a sabedoria, a inteligência, as artes, a justiça, a guerra. É uma das principais divindades do panteão grego e é designada na mitologia romana por Minerva.
Aqui Atena figura a corpo inteiro, de pé, apresentando a face redonda e a boca entreaberta. Está ataviada com elmo coroado por um leão, armadura rematada por pequenas volutas decorativas, grevas e escudo ovalado adornado com a cabeça de Medusa. Completa esta indumentária bélica uma gola decorada com concheados e um cinto de elos. O manto, assente sobre o ombro direito, envolve a parte posterior, o ventre e a perna direita da figura, de forma dinâmica e graciosa. A divindade clássica seguraria na mão esquerda uma lança, atributo em falta, assentando a escultura em base irregular de pouca espessura.
Esta escultura relaciona-se com uma outra desta coleção, com o número de iventário 994 representando Poseidon, semelhante a esta nas dimensões, no material e no talhe de autor desconhecido.
De acordo com a mitologia clássica, os deuses Atena e Poseidon possuiam uma rivalidade e ambos disputavam o domínio da região de Ática e da cidade de Atenas, na Grécia antiga.
-
-
-
Incorporação: Fundo Antigo do Museu
-