Descrição: Relicário em forma de ostensório, com profusa talha dourada, composta de um tripé, fuste e viril coroado com uma cruz.
A decoração do pé e do fuste é integrada e contínua, procedendo do prolongamento de volutas simétricas, vazadas, recorrendo a elementos vegetalistas ao gosto rococó.
O viril encontra-se orlado com decoração floral e volutas de contornos fitomórficos. Apresenta coroamento lembrando um campanário, constituído por volutas sobrepostas, sobrepujadas com frontão curvo. A peça é coroada por cruz grega, com extremidades e cruzamento marcados.
Esta peças e uma outra com o nº de inventário 2057, que nitidamente pertenceram a um conjunto que poderia ter outras mais, destinavam-se a estar pousadas sobre a banqueta do altar, por vezes entrecruzando castiçais do mesmo tipo de fatura.
Esta peça é a única que conserva a cera benta, na qual se representam Nossa Senhora das Dores e um Agnus Dei, nas respetivas faces.
Incorporação: Fundo Antigo do Museu. Poveniente do Paço dos Bispos - Fontelo (Viseu)
Bibliografia
GORJÃO, Sérgio (coord.); CARDOSO, Paula - Relicários. Colecções do Museu de Grão Vasco, Ed. GAMUS, Viseu, 2012, p.p 2-71