Descrição: Em primeiro plano, do lado direito, destaca-se Cristo, envergando túnica vermelha e manto azul, de cabelo longo e ondulado, com rosto ainda jovem. Com uma mão sobre o peito e com a outra gesticulando, fala para os doutores no interior do Templo.
As figuras masculinas mais próximas são, possivelmente, um rabino (de pé, ao centro) e um doutor (sentado, do lado esquerdo) segurando a cabeça com olhar pensativo, ao mesmo tempo que ostenta alguns m... Ver maisanuscritos na mão.
Nos planos posteriores outros doutores se vislumbram, quase todos ouvindo Cristo com atenção. Exceptuam-se dois, do lado direito, que certamente discutem as palavras proferidas pelo que diz ser o Messias.
Entre as pessoas representadas identificam-se Maria e José que, do lado esquerdo, num plano posterior, observam o seu filho atentamente enquanto decorre o sábio discurso.
Trata-se de uma composição que ainda se insere nos cânones românticos, na qual Maria e Cristo se destacam pela luminosidade da sua representação.
Origem/Historial: A pintura "Cristo entre os Doutores"pertenceu a João Maria Correia Aires de Campos (1847-1920), Conde do Ameal, coleccionador que reuniu na sua residência, situada no antigo Colégio de São Domingos, na Rua da Sofia, em Coimbra, uma valiosa colecção de arte. Após a sua morte, logo no ano de 1921, foi organizado o "Leilão do Conde do Ameal" e, para o efeito, foi constituído um catálogo das peças colocadas à venda, com prefácio de Alb... Ver maiserto de Sousa e de Matos Sequeira, em Português e Francês, com o título «Vente d'Objets D'Art Collections "Conde de Ameal". Catalogue Descriptif», Juillet 1921. Esta pintura, que hoje se encontra no MNGV, possui o n.º Cat. 1468.