Leque
-
Museu: Museu Nacional Grão Vasco
-
Nº de Inventário: 2067
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18/19
-
-
Técnica: Incisa e perfurada
-
Dimensões (cm): Alt. 19 x Larg. 34,5
-
Descrição: Leque com vinte e uma folhas, guardas e varetas, totalmente de marfim, com verso composto por incisões e perfurações. As folhas encontram-se ligadas na parte superior por uma fita de cetim entrelaçada em cada folha.
O leque apresenta três zonas de decoração distintas:
- A superior composta por motivos vegetalistas feitos por pequenas perfurações e incisões que se repetem em cada folha do leque (terminam com recorte redondo);
- A intermédia, que é a maior, é concretizada por incisões verticais em todas as folhas e grande motivo vegetalista e floral ao centro. O ornato central deste motivo é composto por cercaduras perfuradas constituídas por ondulamentos vários e flores na zona mais central. Deste ornato, que apresenta fundo constituído por estreitos vãos verticais, irrompem, de um lado e de outro, duas ramagens de hastes bastante curvilíneas compostas igualmente com vãos e contornadas com perfurações e que se alastram pelas várias folhas só aparentemente independentes.
- A parte inferior é antecedida por uma linha de perfurações sendo composta por uma sucessão de flores incisas de quatro pétalas, respectivo caule e folhas (uma em cada vareta). As guardas apresentam a mesma decoração das restantes folhas sendo, no entanto, acrescidas, ao centro, por motivo vegetalista vertical inserido numa cercadura ovalada, composta por perfurações.
Este leque de beleza peculiar apresenta ainda rebite de madrepérola e metal.
-
-
-
Incorporação: Dotação Orçamental do Estado
-