Dimensões (cm): Comp. 13,3 x Alt. 30,2 x Larg. 13,3
Descrição: Jarro antropomórfico representando figura masculina envergando a farda dos archeiros da Casa Real. Decoração com todos os pormenores que o definem, modelados vidrados e pintados: fisionómicos (orelhas, olhos, sobrancelhas, cabelo, patilhas, boca, nariz, tronco e membros); indumentários (chapéu 'bicórnio' castanho com galão e pena brancos, casaca vermelha com gola castanha e galões laranja, branco e azul, com faixa disposta na diagonal a condizer, colete azul com galão laranja, branco e azul, camisa e laço brancos, calças vermelhas, meias e luvas brancas e sapatos pretos com fivela branca); e acessórios (um par de óculos laranja com lentes azuis pendurados ao peito por uma corrente castanha, lenço vermelho na mão direita e espada com punho amarelo e castanho e lâmina preta com extremidade amarela, embainhada na faixa, na zona da cintura, do lado direito).
As partes constituintes do jarro estão integradas na representação do archeiro: a tampa (amomível) constitui a copa do bicórnio; o bico é bico do chapéu, e a asa é formada pela faixa que, disposta na diagonal, se destaca, nas costas da figura.
Assenta em base circular verde com a incrição, em relevo, 'ARCHEIRO', na parte anterior.
Origem/Historial: Fez parte da colecção de Alfredo Lucas Cabral, tendo sido adquirida pelo Museu em 1979, integrando o seu primeiro núcleo expositivo.
Incorporação: Adquirida ao coleccionador Alfredo Lucas Cabral, em 1979.
Centro de Fabrico: Caldas da Rainha
Bibliografia
Cerâmicas Antigas das Caldas e de Bordalo Pinheiro. Estoril: ed. do Museu de Cerâmica e da J. Tur. da Costa do Estoril, 1984
Cerâmicas da Colecção A. Lucas Cabral (Catálogo). Org. da Com. Org. do Museu de Cerâmica: 1980