Peça decorativa
-
Museu: Museu da Cerâmica
-
Nº de Inventário: MC 1767
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1743/1759
-
-
Técnica: Moldada
-
Dimensões (cm): Comp. 41 x Alt. 40 x Larg. 29
-
Descrição: Conjunto escultórico modelado em porcelana, constituido por duas figuras: senhora e cavalheiro, assentes sobre base rectangular com decorações fitomórficas. A senhora encontra-se sentada e debruçada sobre uma mesa, onde apoia o seu braço esquerdo. Na mão, sustém um chapéu e tem o pé esquerdo assente sobre uma almofada no chão; o cavalheiro, encontra-se de pé com a mão dfireita apoiada na mesma mesa. Ambos trajam vestes do século XVIII e representam uma cena palaciana do mesmo século.
-
-
Origem/Historial: A Fábrica de Porcelana de Capodimonte foi uma Fábrica de Porcelana, estabelecida em Nápoles, Itália em 1743.
A porcelana Capodimonte foi desenvolvida da Porcelana de Meissen (Alemanha). Na fábrica foi criada uma das mais famosas formas de arte italiana, a cerâmica decorativa, localizada perto do famoso Castelo Capodimonte. A porcelana Capodimonte resistiu ao teste do tempo, graças à criatividade dos artistas napolitanos. Na segunda metade do século XIX, surgiram as primeiras fábricas de artesanato, eram todas empresas familiares. A "Real Fábbrica di Capodimonte". é um Museu de Nápoles desde 1957, onde os mais famosos artefactos da tradição napolitana são preservados.
-
Incorporação: Peça adquirida a Renato Correia.
-
Centro de Fabrico: Nápoles. Itália
Bibliografia
- Roteiro do Museu de Cerâmica. Lisboa: ed. do Instintuto Português de Museus, 2004