Descrição: Pintura representando a Deposição de Cristo no Túmulo.
"Deve tratar-se de obra de oficina lisboeta de cerca de 1540-50, com algumas particularidades de estilo que remetem para a produção atribuída a um dos mais importantes pintores portugueses da sua geração, Garcia Fernandes (act. 1514- c. 1560), sem que no entanto se possa assegurar tal autoria. O dramatismo da acção concentra-se no esplêndido tratamento do corpo exangue de Cristo, desvendado a toda a largura do painel, a posição da cabeça e a pose abandonada do seu braço esquerdo sugerindo magnificamente a perda de energia vital, descrevendo um movimento descendente a que também se associa a forma ondulante do sudário.
Nos planos sequentes, inscrevem-se as personagens habituais no tema: a lamentosa Virgem, ao centro, destacada por um resplendor, e tendo a seu lado Maria Madalena, que segura um belo vaso de ungentos; José de Arimateia e S. João Evangelista, que transportam o corpo; e, de um lado e do outro deste grupo principal, duas Santas Mulheres e Nicodemos. Ao fundo, uma recriação imaginária da urbe de Jerusalém. Num registo intermédio, disposta em diagonal, inscreve-se por seu turno uma tumultuosa visão do Calvário, povoado de figurinhas de soldados que se agrupam ou movimentam, sob um céu plúmbeo, em significativo contraste com a ordenada dignidade da cena principal."
José Alberto Seabra
Origem/Historial: Esta peça é proveniente do acervo do Paço Episcopal de Castelo Branco, parece que teve o seu lugar no retábulo da capela deste edifício, segundo uma foto datada de 1929, onde vemos este quadro ainda fazendo parte do retábulo. Posteriormente, e antes de voltar ao Paço, a pintura esteve na Igreja da Senhora da Piedade.
Incorporação: Estado Português
Bibliografia
SANTOS, Reinaldo dos - Os primitivos portugueses (1450-1550), 2ª edição, corrigida e aumentada. Lisboa: 1957
SEABRA, José Alberto - Memórias do Bispado I - Desdobrável do MFTPJ. Castelo Branco: 2000