Descrição: Pega de coador em bronze. Apresenta uma placa, que servia para fixar a pega, por soldagem, ao coador propriamente dito, dessa placa, parte uma haste, que se bifurca em dois elementos semicirculares, divergentes, formando dois anéis abertos.
A sua morfologia adequa-se à preensão do coador, que deveria segurar-se com o indicador e anelar, apoiando-se o polegar sobre um outro elemento metálico, fixado sobre o bordo.
Estes coadores constituíam uma peça habitual da baixela usada no serviço e consumo do vinho. Trata-se de uma criação itálica do período republicano (séculos II-I a.C.) e a sua presença na Península Ibérica está relacionada com o processo de conquista e subsequente adopção de novos hábitos de consumo. Por se tratar de um artigo de grande simplicidade e longevidade, não é de excluir a hipótese de se tratar de uma produção local, eventualmente até de época mais tardia.
Descrição de Carlos Fabião (2004)
Incorporação: Francisco Tavares Proença Júnior
Bibliografia
FERREIRA, Ana Margarida (coord.) - Arqueologia: colecções de Francisco Tavares Proença Júnior. Castelo Branco: IPM, Dezembro de 2004
Exposições
Exposição de Arqueologia
MFTPJ
Exposição Física
Arqueologia: colecções de Francisco Tavares Proença Júnior