Descrição: O maior machado de pedra da colecção que se expõe é um instrumento longo, de secção elíptica e superfície quase totalmente picotada. O talão é arredondado e o gume, convexo, não apresenta polimento, estando parcialmente fragmentado.
Sendo embora um machado longo, quando comparado com a dimensão média dos instrumentos presentes na colecção albicastrense, é impróprio equipará-lo com os grandes machados conhecidos no Sul de Portugal, nomeadamente em Aljustrel e Almodovar, com comprimentos próximo de 1 m e a que alguns autores atribuíram carácter votivo. Votiva poderá ser também a longa e fina enxó encontrada nas escavações efectuadas na anta 1 de Carapito, um monumento antigo do megalitismo das Beiras (Neolítico Médio).
Atentas as características desta peça, nomeadamente a forma da secção e o acabamento é lícito atribuir-lhe, por comparação com contextos conhecidos, um carácter arcaico. Instrumentos longos, como este, encontram-se representados em diversas zonas do território português.
Descrição de João Caninas e Francisco Henriques (2004)
Incorporação: Francisco Tavares Proença Júnior
Bibliografia
FERREIRA, Ana Margarida (coord.) - Arqueologia: colecções de Francisco Tavares Proença Júnior. Castelo Branco: IPM, Dezembro de 2004
Exposições
Arqueologia: colecções de Francisco Tavares Proença Júnior