Descrição: Apresenta um contorno circular, muito regular, com sinais evidentes de abrasão nas duas faces. As covinhas situadas nas duas faces planas, e opostas, têm cerca de 1,7 cm de diâmetro e apresentam-se picotadas tal como o rebordo da peça. As características que exibe podem indicar uma utilização como percutor de precisão.
Entre os artefactos líticos exumados por Félix Alves na Anta Grande de Medelím (PEREIRA, 1933) e levados para o então Museu Etnológico, em Lisboa, existe um disco espesso que o autor classifica como "percutor discóide", afimando a dado passo tratar-se de "... uma pedra discóide de quartzite, com as faces naturalmente lisas ou roladas e paralelas, os bordos arredondados, mas contundidos, e o contôrno grosseiramente circular. É um utensílio reclamado para o trabalho do sílex, menos abundante com esta forma do que com a globular, que aliás também êste megálito continha."
O artefacto do Museu de Tavares Proença é muito regular quando comparado com peças, de idênticas características, recolhidas em povoados e antas do Centro e Sul de Portugal ou em achados isolados. Aos discos espessos com covinhas nas superfícies planas (uma covinha numa face ou duas em faces opostas), de contorno sub-circular ou elíptico, e em geral de pequenas dimensões, tem sido atribuída dupla função como percutor/movente (povoado de Benagaia, Silves, atribuído ao Neolítico Médio) ou percutor/bigorna (povoados calcolíticos de Malhada e Castro de Santiago, em Fornos de Algodres) ou, simplesmente, como percutor (diversos povoados calcolíticos da região da Serra d´Ossa como Monte da Ribeira, São Pedro e Vinha), onde são comuns como achados de superfície.
Peças deste tipo marcam também presença em sepulturas megalíticas no Alentejo, em geral em monumentos de grandes dimensões, de planta diferenciada, como a Anta Grande de Medelim. Citem-se como exemplos de ocorrências deste tipo a Anta da Coutada de Barbacena (Elvas) e a Anta dos Cavaleiros 1 (Ponte de Sôr).
Descrição de João Caninas e Francisco Henriques (2004)
Incorporação: Francisco Tavares Proença Júnior
Bibliografia
FERREIRA, Ana Margarida (coord.) - Arqueologia: colecções de Francisco Tavares Proença Júnior. Castelo Branco: IPM, Dezembro de 2004
PEREIRA, F. Alves - A pedra d'Anta ou um monumento megalítico na Beira Baixa. O Archeologo Português, XXIX, Lisboa: Imprensa Nacional, 1930-31
Exposições
Exposição de Arqueologia
MFTPJ
Exposição Física
Arqueologia: colecções de Francisco Tavares Proença Júnior