Colcha de Castelo Branco
-
Museu: Museu Francisco Tavares Proença Júnior
-
Nº de Inventário: 2002.1 MFTPJ
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Tecido - linho tecido em tear manual; Bordado - predominância do ponto de Castelo Branco; ponto cheio, pena, galo, rede
-
Dimensões (cm): Alt. 260 x Larg. 258
-
Descrição: Colcha de linho bordada a seda, com predominância do ponto de Castelo Branco. Apresenta antecamas dos quatro lados, cozidas à colcha, funcionando como parte integrante da mesma. Desenho muito rico com motivos que podem ser relacionados com a gramática decorativa de origem ou influência chinesa.
Campo marcado por um medalhão central que representa um vaso muito florido. O resto do campo está decorado com flores diversas. A entrecama é marcada nos meios por um vaso com cravos e nas pontas também um vaso com flores coloridas. A entrecama inferior e a do lado esquerdo têm a particularidade de terem representados 4 pares (masculino/ feminino) com traje de época e o homem toca um instrumento de corda.
-
-
Origem/Historial: A colcha vem de Monforte da Beira, pertenceu ao avô da proprietária, de nome José Maria Antunes Gonçalves e ter-lhe-á sido dada por uma avó ou por um tio padre que o criaram.
-
Incorporação: Maria Adelina Pina Gonçalves Ferreira Pinto - Castelo Branco
-