Pedra de armas dos Viscondes de Portalegre e Castelo Branco
-
Museu: Museu Francisco Tavares Proença Júnior
-
Nº de Inventário: 75.80 MFTPJ
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1851
-
Suporte: Calcário
-
Técnica: Escultura
-
Dimensões (cm): Alt. -
-
Descrição: Escudo inglês esquartelado, tendo no 1º quartel as armas dos Sousas de Arronches - reduzidas às do reino: de prata, com cinco escudetes de azul postos em cruz, cada escudete carregado de cinco besantes de prata; bordadura de vermelho carregado de sete torres de oiro.
No 2º quartel as armas dos Fonsecas - de oiro com cinco estrelas de cinco raios vermelhos - as armas na pedra tem as estrelas de cinco pontas, com que se representa a família dos Coutinhos, a que o título também pertence.
No 3º quartel as armas dos Castros - de oiro, com treze arruelas de azul, postas 3,3,3,3,1.
No quarto as armas dos Refoios - de prata, com quatro palas de vermelho - na pedro estão apenas três palas.
O escudo assenta sobre uma castela concheada, rematada na parte superior por um coronel de conde com pérolas mutiladas; na parte inferior, pendentes do escudo por fitas, as insígnias da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e da Ordem de Cristo e a medalha das três Campanhas da Guerra Peninsular.
Estas armas pertencem ao 1º Visconde de Castelo Branco, João de Fonseca Coutinho e Castro de Refoios, a quem foi concedido este título por Decreto de 5-6-1851.
-
-
-
Incorporação: Herdeiros do Dr. Bartolomeu Capelo Franco Frazão, descendentes e representantes dos títulos de Viscondes de Castelo Branco e Portalegre - Castelo Branco
-