Espaldar de Banco

  • Museu: Museu Nacional do Azulejo
  • Nº de Inventário: MNAz 6370 Az
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Cerâmica
  • Autor: Autor desconhecido
  • Datação: 1805
  • Técnica: Faiança
  • Dimensões (cm): Alt. 238 x Larg. 240 x Esp. 1,4
  • Descrição: Espaldar de banco com azulejos neoclássicos em faiança polícroma: ocre, azul, manganês e verde sobre branco. Painel recortado assente em silhar. A composição do painel apresenta ao centro, em moldura rectangular ao baixo, com perfil recto e ressaltos aos cantos, uma paisagem tendo no primeiro plano, ao lado esquerdo, árvore e duas figuras sentadas e, progredindo numa perspectiva aérea, três montes. Sobre a moldura desenvolvem-se volutas de acanto que suportam um vaso florido e de cujas asas pendem grinaldas presas aos bicos de duas aves. No meio da base da moldura, a partir de um mascarão desenvolvem-se, lateralmente, espirais adornadas com acantos e rosetas, elevando-se lateralmente em dois bustos com panejamento seguro por fibula e assentes em misulas. A composição é limitada por um friso de meia cana. O silhar apresenta uma roseta central envolta por coroa de folhas e flores e duas almofadas com cantos pontuados por botões ovais.
  • Origem/Historial: Revestimento parietal do refeitório do antigo Convento dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, de Refóios de Lima, em Ponte de Lima, decorando os espaldares de bancos corridos entre pilastras de pedra. Fazia parte de um conjunto disperso depois de 1934.
  • Incorporação: Adquirido pelo MNAz.
  • Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal

Bibliografia

  • Cerâmica Neoclássica em Portugal, catálogo de exposição. Lisboa: IPM-MNA, 1997
  • Céramique du Portugal du XVIe au XXe siècle/Cerâmica portuguesa do séc. XVI ao séc. XX. Genève: Musée Ariana, 2004
  • Real Fábrica de Louça, ao Rato. Lisboa: IPM, 2003
  • Roteiro do Museu Nacional do Azulejo. Lisboa, IPM: Edições Asa, 2003
  • Tan vasta libertad en tan estrecha regla : el arte del azulejo en Portugal del siglo XVI al siglo XX = Tão vasta liberdade em tão estreita regra: a arte do azulejo em Portugal do século XVI ao século XX. Lisboa: Museu Nacional do Azulejo, 2005
  • Tapices cerámicos de Portugal : el azulejo del siglo XVI al siglo XX = Tapetes cerâmicos de Portugal : o azulejo do século XVI ao século XX. Lisboa: Museu Nacional do Azulejo, DL, 2007
  • PEREIRA, João Castel-Branco, Azulejos Neoclássicos, in: Oceanos nº36/37, Azulejos Portugal e Brasil, CNCDP, 1998/1999.
  • O Brilho das Cidades - A Rota do Azulejo. Fundação Calouste Gulbenkian. 25 Outubro 2013 a 26 Janeiro 2014. 351 Págs.

Exposições

  • Cerâmica Neoclássica em Portugal

    • Museu Nacional do Azulejo, Lisboa
    • Exposição Física
  • Real Fábrica de Louça, ao Rato

    • Museu Nacional do Azulejo, Lisboa
    • 5/6/2003 a 7/9/2003
    • Exposição Física
  • Real Fábrica de Louça, ao Rato

    • Museu Nacional Soares dos Reis
    • 8/10/2003 a 4/1/2004
    • Exposição Física
  • Céramique du Portugal du XVIe au XXe siècles

    • Museu Ariana, Genebra
    • 25/11/2004 a 28/3/2005
    • Exposição Física
  • Tan vasta libertad en tan estrecha regla : el arte del azulejo en Portugal del siglo XVI al siglo XX = Tão vasta liberda

    • Universidad Pontificia de Salamanca, Salamanca
    • 14/10/2005 a 27/11/2005
    • Exposição Física
  • Europa, Rússia, Europa

    • Galeria Tretyakov, Moscovo, Rússia
    • 21/5/2007 a 29/7/2007
    • Exposição Física
  • Tapices cerámicos de Portugal : el azulejo del siglo XVI al siglo XX = Tapetes cerâmicos de Portugal : o azulejo do sécu

    • Real Fabrica de Tapices, Madrid
    • 7/11/2007 a 9/12/2007
    • Exposição Física
  • As Colecções do Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

    • Centro Cultural FIESP - São Paulo - Brasil
    • 7/4/2008 a 20/7/2008
    • Exposição Física
  • O Brilho das Cidades - A Rota do Azulejo

    • Fundação Clouste Gulbenkian, Galeria de Exposições Temporárias, Lisboa
    • 25/10/2013 a 26/1/2014
    • Exposição Física

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