Frontal de altar

  • Museu: Museu Nacional do Azulejo
  • Nº de Inventário: MNAz 133 Az
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Cerâmica
  • Autor: Autor desconhecido
  • Datação: 1600/1650
  • Técnica: Faiança
  • Dimensões (cm): Alt. 55,5 x Larg. 83,5 x Esp. 1,7
  • Descrição: Pano de Frontal de Altar, composto por azulejos em faiança policroma. Pintura em azul, verdes e ocres sobre fundo branco. Paisagem de composição simétrica centrada por palmeira ladeada por dois arbustos com folhas, bagos e uma grande flor. Em primeiro plano, ao centro, veado ladeado por duas corças. A composição é limitada lateralmente por árvore seccionada e franja, e percorrida superiormente por franja.
  • Origem/Historial: O Altar, comum às mais diversas religiões, nas quais é sempre lugar sagrado por execelência, desempenha no Cristianismo um papel fulcral. Pedra expiatória, evoca o sacrifício de Cristo. Pale sua importância, o seu adornar sempre preocupou os fiéis, traduzindo-se essa preocupação nas mais variadas soluções decorativas. A sua forma facilitava o revestimento com tecidos e possibilitou, mais tarde, a susbtituição por azulejos. Em 1509 o Cabido de Sevilha, visando moderar os gostos sumptuários, recomendou os azulejos para adornar os frontais de altar. A partir do último quartel do século XVI, Talavera de La Reina ultrapassou Sevilha como grande centro produtor de azulejos em majólica. Os Portugueses fizeram as primeiras encomendas. O primeiro momento de autonomização do frontal de altar português concretizou-se com o aproveitamento dos ornatos de «grotesco» que na década de 30 do século XVII se afirmam na nossa azulejaria. Estes frontais inspiram-se nos «panos da Índia», tecidos indianos pintados ou estampados, produzidos sobretudo na região de Guzarate, tendo sido trazido para a Europa pelos portugueses, ao longo dos séculos XVI e XVII.
  • Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo).
  • Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal

Bibliografia

  • As colecções do Museu Nacional do Azulejo, Lisboa. Londres/Lisboa: Zwemmer Publishers Limited/Instituto Português de Museus, 1995
  • João Miguel dos Santos Simões 1907-1972 [catálogo]. Lisboa: Museu Nacional do Azulejo, 2007
  • MONTEIRO, João Pedro - O Frontal de Altar da Capela de Nossa Senhora da Piedade, Jabotão, Pernambuco, in Oceanos, nº 36/37, Azulejos Portugal e Brasil. Lisboa: CNCDP, 1998-1999
  • MONTEIRO, João Pedro; PEREIRA, João Castel-Branco - Influência oriental na cerâmica portuguesa do século XVII, catálogo de exposição. Lisboa: Sociedade Lisboa 94, 1994
  • Roteiro do Museu Nacional do Azulejo. Lisboa, IPM: Edições Asa, 2003
  • SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVII, 1º vol.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1971
  • "Um Gosto Português. O Uso do Azulejo no Século XVII", Catálogo da exposição temporária no MNAz, Edição Babel e MNAz, 2012.
  • 0 exótico nunca esta em casa ? A China na faiança e no azulejo portugueses (séculos XVII-XVIII), pp.359

Exposições

  • A Influência Oriental na Cerâmica Portuguesa do século XVII

    • Centro Cultural Hessenhuis, Antuérpia
    • Exposição Física
  • A Influência Oriental na Cerâmica Portuguesa do século XVII

    • Museu Nacional do Azulejo, Lisboa
    • 20/7/1994 a 16/10/1994
    • Exposição Física
  • João Miguel dos Santos Simões 1907-1972, Investigador, Museólogo, Historiador do Azulejo e da Cerâmica

    • Museu Nacional do Azulejo, Lisboa
    • 17/7/2007 a 21/10/2007
    • Exposição Física
  • "Um Gosto Português. O Uso do Azulejo no Século XVII"

    • Museu Nacional do Azulejo
    • 3/7/2012 a 28/10/2012
    • Exposição Física
  • O Exótico nunca está em casa ? A China na faiança e no azulejo portugueses (Séculos XVII-XVIII)

    • Museu Nacional do Azulejo, Lisboa
    • 12/12/2013 a 29/6/2014
    • Exposição Física
  • "The Land of the Glazed Cities. 500 Years of Azulejo in Portugal"

    • Palace Museum em Pequim (Cidade Proibida), China
    • 11/6/2019 a 7/10/2019
    • Exposição Física

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