Retrato de D. Catarina de Bragança

  • Museu: Museu Nacional do Azulejo
  • Nº de Inventário: MNAz 690 Az
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Cerâmica
  • Autor: Autor desconhecido
  • Datação: 1662
  • Técnica: Faiança
  • Dimensões (cm): Alt. 15,8 x Larg. 12,4
  • Descrição: Azulejo de figura avulsa, de formato retangular, em faiança monocromática, a azul sobre branco. Retrato em busto de D. Catarina de Bragança (1638-1705), rainha de Inglaterra. Tem o cabelo solto e ondulado, com caracol largo e liso sobre a testa; atrás parece ter pontas soltas de um laço. De pescoço descoberto, traja um vestido com cabeção rendado.
  • Origem/Historial: Segundo João Miguel dos Santos Simões este azulejo que representa D. Catarina baseou-se numa gravura a água-forte, editada em Londres por Mateus Collins, de Canning Street, e que vem descrita no Dicionário de Iconografia de Ernesto Soares e Ferreira Lima (Vol. I, nº711 C, Lisboa, 1947). Ainda segundo Santos Simões, esta estampa, como outras editadas na mesma ocasião, foi por sua vez inspirada no célebre retrato pintado pelo pintor flamengo Dirk Stoop (que acompanhou D. Catarina de Bragança na ocasião dos esponsais com o rei D. Carlos II) e que se encontra na National Portrait Gallery, Londres. Santos Simões não encontrou a estampa que serviu de modelo para o azulejo que retrata Carlos II (MNAz 691 Az), mas pressupôs que se trata de uma gravura gémea. D. Catarina de Bragança era filha de D. João IV e de D. Luísa de Gusmão. Nasceu em Vila Viçosa em 1638 e morreu em Lisboa em 1705. Casou com o rei inglês Carlos II (1630-1685) em 1662. D. Catarina só regressou a Lisboa em 1692, quando mandou construír o Palácio da Bemposta. O seu casamento com Carlos II foi um acontecimento político da maior importância para a consolidação de Portugal, restaurado como nação em 1640. D. catarina levou como dote os territórios de Bombaím e Tânger. O azulejo assume aqui uma função celebrativa de um acontecimento político central do período, transformando-se em veículo difusor da imagem das pessoas reais e, através dela, de uma das mais antigas alianças políticas da Europa - a de Portugal com Inglaterra.
  • Incorporação: Oferta do Conde de Penha Garcia
  • Centro de Fabrico: Holanda ou Inglaterra

Bibliografia

  • As colecções do Museu Nacional do Azulejo, Lisboa. Londres/Lisboa: Zwemmer Publishers Limited/Instituto Português de Museus, 1995
  • João Miguel dos Santos Simões 1907-1972 [catálogo]. Lisboa: Museu Nacional do Azulejo, 2007
  • Roteiro do Museu Nacional do Azulejo. 2ª ed.. Lisboa: IPM, 2005
  • Roteiro do Museu Nacional do Azulejo. Lisboa, IPM: Edições Asa, 2003
  • SIMÕES, J. M. dos Santos - Estudos de Azulejaria /Recolha de textos, organização, apresentação, notas e bibliografia de Vítor Sousa Lopes. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Junho de 2001
  • SIMÕES, João Miguel dos Santos - Carreaux céramiques hollandais au Portugal et en Espagne. Haia: 1959

Exposições

  • Portugal e o Reino Unido, a Aliança revisitada

    • Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
    • 20/11/1994 a 20/1/1995
    • Exposição Física
  • Azulejos, 6ª Exposição temporária do Museu Nacional de Arte Antiga

    • Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
    • Exposição Física
  • João Miguel dos Santos Simões 1907-1972, Investigador, Museólogo, Historiador do Azulejo e da Cerâmica

    • Museu Nacional do Azulejo, Lisboa
    • 17/7/2007 a 21/10/2007
    • Exposição Física
  • A Cerâmica Portuguesa da Monarquia à República

    • Museu Nacional do Azulejo, Lisboa
    • 19/10/2010 a 13/3/2011
    • Exposição Física
  • Catarina de Bragança - Uma Portuguesa no Reino de Inglaterra

    • Paço dos Duques de Bragança, Guimarães
    • Exposição Física
  • Catherine of Braganza - The Royal Heritage of Queens

    • The Queen's Museum, Nova Iorque, E.U.A.
    • Exposição Física

Multimédia

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