Painel de azulejos
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Museu: Museu Nacional do Azulejo
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Nº de Inventário: MNAz 3515 Az
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Cerâmica
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Autor:
Autor desconhecido (-)
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Datação: 1601/1625
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Técnica: Faiança
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Dimensões (cm): Alt. 14,2 x Larg. 14,7 x Esp. 12,9
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Descrição: Painel de azulejos em faiança policroma: azul e amarelo sobre branco. Módulo de padrão 2x2, utilizado em composições de enxaquetado compósito, dotado de um centro de rotação, formado por ornatos e motivos vegetalistas e florais estilizados. Centro constituído por núcleo circular, em torno do qual se dispõem motivos vegetalistas estilizados, sob a forma de rosácea e em disposição cruciforme, alternando folhagem recortada, em conjunto dulpo e lo...
Ver maisngitudinalmente adossadas, e estilizações de unidades isoladas de folhas, em sentido invertido, sendo as ligações estabelecidas por hastes brancas curvilíneas, estruturando o conjunto. Este é circundado por estrutura ornamental de tipo medalhão, formado por segmentos curvilíneos descontínuos, interiormente contornados a branco, a qual é circundada por dois tipos de ornatos diferentes, perpendicular e longitudinalmente dispostos, respetivamente folhagem de pontas reviradas, simetricamente dispostas, e folhas de acanto nervuradas, encimando ornatos tipo flor-de-lis brancos, cujos contornos penetram no interior do conjunto, associando-se às unidades de folhagem invertida. Fechar
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Origem/Historial: Padrão usado nos esquemas de «caixilhos compósitos»,derivados directamente dos azulejos enxaquetados.
Dotado de um único centro de rotação,os ornatos não tocam os bordos,o que não permite ligações de continuidade,contrariando a teoria decorativa dos tapetes.
O ritmo decorativo é definido por grandes diagonais e animado cromáticamente pela inclusão cadenciada de azulejos de ornatos policromos.
A moda do azulejamento com esquemas de ...
Ver mais«caixilho» passou ao terminar o 1º terço do séc.XVII. Mesmo no período aúreo- cerca de 1620- não chegou a conquistar grande clientela. São relativamente poucos,os revestimentos importantes deste tipo decorativo quando comparados com os que adoptaram as composições de tapetes de padronagem policroma. Na obra de Simões, João Miguel dos Santos,«Azulejaria em Portugal no séc.XVII»,este padrão é identificado com o nº11.
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Incorporação: Caixa Geral de Depósitos
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Centro de Fabrico: Lisboa
Bibliografia
- SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVII, 1º vol.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1971
- SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVII, 2º vol.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1971