Descrição: Painel de azulejos em faiança monocromática: azul sobre branco.
Representada cena da vida de Maria Madalena, nomeadamente a sua partida. A narrativa está inserida no interior de molduras, apresentando em baixo legenda em latim que ajuda a identificar a cena. As molduras são de forte volumetria de concheados rocaille, simulando talha.
Segundo a Legenda Dourada, Maria Madalena, juntamente com os seus irmãos Marta e Lázaro, terão sido obrigados a ir para o mar num barco, depois guiado por um anjo, até aportarem em França. No painel o barco aparece representado no lado direito; nele segue Maria Madalena, aureolada, de braços ao alto, acompanhada dos seus irmãos. Sobre o barco, o anjo que os guiará. Em terra, do lado esquerdo da cena, três figuras masculinas.
Origem/Historial: A Fé e devoção populares não se limitaram ao que surgia descrito nos Evangelhos que compunham o Novo Testamento, encontrando nos chamados Apócrifos e numa série de tradições, algumas vezes de carácter local, a resposta para interrogações relativamente a passagens da vida de Cristo e das figuras que O acompanharam.
Incorporação: Desconhecido (fundo antigo)
Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal
Bibliografia
A Água no azulejo português do século XVIII, Museu da Água - Mãe d'Água das Amoreiras, Lisboa, 18 de Setembro de 2014 a 30 de Junho de 2015, MNAz, EPAL, Museu da Água, 119 págs.
Exposições
A Água no azulejo português do século XVIII
Museu da Água - Mãe d'Água das Amoreiras, Lisboa
18/9/2014 a 30/6/2015
Exposição Física
Azulejos de Portugal. Cinco Séculos de História. "Azulejos du Portugal.Cinq Siècles d'Histoire"
Anciens Abattoirs, rue de Commerce 123, la Chaux-de-Fonds, Suiça