Descrição: Painel de azulejos em faiança polícroma: azul, amarelo, verde e manganês sobre branco. Painel de padrão 2x2 para tapete, cuja composição apresenta dois centros de rotação ligados por quatro formas hexagonais que integram uma oliva com folhas em redor. A forma hexagonal possui três molduras de onde irradiam os braços que dividem os centros. Um desses centros é composto por flores de cálice e duas folhas recortadas dispostas lateralmente. O outro centro apresenta flores de cálice com duas volutas de folhagem. A cercadura tem duas pequenas molduras a ladear um friso, o qual é definido por dois filetes de cada lado. É decorada com motivos de cabochões, com sugestão lateral de "armações" de encastramento, ornados de quatro pérolas simétricas, intercalados com flores de núcleo, tipo "gema", rodeadas de pétalas recortadas.
Origem/Historial: Variante do P-21 no Corpus de azulejaria de Santos Simões.
O painel apresenta uma montagem irregular, misturando azulejos P-21 com outros, em maior número, da variante descrita.
Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo)
Centro de Fabrico: Talavera?
Bibliografia
SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVII, 1º vol.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1971
"Um Gosto Português. O Uso do Azulejo no Século XVII", Catálogo da exposição temporária no MNAz, Edição Babel e MNAz, 2012.
Exposições
"Um Gosto Português. O Uso do Azulejo no Século XVII"