Painel de azulejos

  • Museu: Museu Nacional do Azulejo
  • Nº de Inventário: MNAz 136 Az
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Cerâmica
  • Autor: Autor desconhecido
  • Datação: 1635
  • Técnica: Faiança
  • Dimensões (cm): Alt. 69,5 x Larg. 2,63
  • Descrição: Painel de azulejos em faiança polícroma: azul e amarelo sob branco, de grotescos com cartela, polícromo, apresenta um emblema pessoal ou empresa, uma cabeça bifronte, humana e leonina, com a legenda "ASA RATIO EX OVE LEO, que se pode interpretar " A razão é ofendida pela ovelha" ( que se revelou/tornou leão" . Cercadura composta por uma sucessão de quadrifólios.
  • Origem/Historial: Painel proveniente de antigo Palácio da Rua dos Corvos, em Lisboa. "Também de matriz maneirista, painéis como os Cats. 107 a 110 filiam-se directamente nos grotescos clássicos inspirados nas decorações da Domus Aurea, em Roma, descoberta arqueológica que inspirou as artes do Renascimento, divulgando-se, através de gravuras, por toda a Europa. Dois silhares provenientes de um palácio situado na Rua dos Corvos, em Lisboa (Cats. 107 e 108), integravam um conjunto cuja dimensão total se desconhece, mas com uma relevância atestada pelos exemplares que nos chegaram e que integram o acervo do Museu Nacional do Azulejo. O primeiro apresenta um emblema pessoal ou empresa, uma cabeça bifronte, humana e leonina, com a legenda ASA RATIO EX OVE LEO, que se pode interpretar como "A razão é ofendida pela ovelha (que se revelou/tornou) leão". Para se entender esta mensagem na sua plenitude, seria necessário lê-la no contexto mais vasto da encomenda que integrou e do local de aplicação a que se destinava. Muito provavelmente, esta ficou a dever-se a D. Lourenço de Lima Brito Nogueira, 6º visconde de Vila Nova de Cerveira. Grande valido de Filipe III de Portugal, após a Restauração de 1640 abraçou a causa nacional, sendo nomeado por D. João IV para o Conselho Real. Neste sentido, é possível interpretar a empresa contida neste painel no âmbito restauracionista de renovação do poder, pelo que, a ter sido produzido cerca de 1635, poderia exprimir, de forma velada, im desejo de independência face à Coroa espanhola." João Pedro Monteiro in "Um Gosto Português. O Uso do azulejo no séc. XVII", pp. 210.
  • Incorporação: (Fundo Antigo) proveniente de um palácio na rua dos Corvos, lisboa.
  • Centro de Fabrico: Lisboa

Bibliografia

  • João Miguel dos Santos Simões 1907-1972 [catálogo]. Lisboa: Museu Nacional do Azulejo, 2007
  • "Um Gosto Português. O Uso do Azulejo no Século XVII", Catálogo da exposição temporária no MNAz, Edição Babel e MNAz, 2012.

Exposições

  • Waves of influence

    • Snug Harbor Cultural Center - Staten Island, Nova Iorque
    • 27/2/1994 a 22/5/1994
    • Exposição Física
  • João Miguel dos Santos Simões 1907-1972, Investigador, Museólogo, Historiador do Azulejo e da Cerâmica

    • Museu Nacional do Azulejo, Lisboa
    • 17/7/2007 a 21/10/2007
    • Exposição Física
  • As Colecções do Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

    • Centro Cultural FIESP - São Paulo - Brasil
    • 7/4/2008 a 20/7/2008
    • Exposição Física
  • "Um Gosto Português. O Uso do Azulejo no Século XVII"

    • Museu Nacional do Azulejo
    • 3/7/2012 a 28/10/2012
    • Exposição Física

Multimédia

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