Dimensões (cm): Alt. 27,8 x Larg. 27,8 x Esp. 1,65
Descrição: Painel de azulejos em faiança polícroma: azul, amarelo e verde sobre branco. Módulo de padrão 2x2, composto por motivos florais, vegetalistas e geométricos. Possui dois centros de rotação, o principal constituído por quadrado azul de contorno amarelo, à volta do qual se organiza "rosácea" composta de flores amarelas com pistilos azuis, perpendicularmente dispostos, intercaladas com maçarocas verdes, ditas de escamas, com folhagem amarela. Estas estão dispostas em diagonal e a sua terminação folhosa entrelaça-se com a secção curvilínea do ornato em "X", o qual enquadra a composição central. O centro secundário é constituído por florão azul de pétalas recortadas, enquadradas por motivo circular. Reservas de fundo azul e branco, contornando quadrados sobre vértice de núcleo azul e orlados de folhas de acanto brancas, constituem os motivos de ligação.
Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo).
Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal
Bibliografia
SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVII, 1º vol.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1971
"Um Gosto Português. O Uso do Azulejo no Século XVII", Catálogo da exposição temporária no MNAz, Edição Babel e MNAz, 2012.
Exposições
"Um Gosto Português. O Uso do Azulejo no Século XVII"