Azulejo
-
Museu: Museu Nacional do Azulejo
-
Nº de Inventário: MNAz 3711 Az
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 17
-
-
Técnica: Faiança
-
Dimensões (cm): Alt. 14,2 x Esp. 1,415
-
Descrição: Azulejos de cercadura em faiança monocromática: azul sobre branco. Guarnição para tapete decorada com motivos geométricos e florais estilizados. O campo central é constituído por uma sucessão linear de semi-circunferências de centros radiantes, dito motivo de renda, formados por florão de oito pétalas brancas arredondadas, sombreadas a azul, sobre os quais se dispõe uma linha de semi-círculos tangentes, sendo rematadas por "picot" azul de ilhós. O motivo assenta em friso de losangos pontuados, inscrevendo-se sobre fundo branco, sendo limitado por moldura exterior e interior azul.
-
-
Origem/Historial:
Motivo rendas: motivo conhecido como rendas de Coimbra. Virgílio Correia levanta a hipótese de ter sido este motivo de inspiração veneziana. Realmente Veneza é o principal centro de rendas de agulha, entre os sécs. XV e XVII. O ornato arrendado era típico dos remates de cantoneira dos frontais de altar e só posteriormente passou a ser tema para cercaduras, estas de grande aceitação nos meados do séc. XVII.
-
Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo)
-
Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
- SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVII, 1º vol.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1971