Descrição: Painel de Azulejos em faiança monocromática: azul sobre branco. Módulo de padrão 2x2, decorado com elementos geométricos, florais e vegetalistas estilizados. Possui dois centros de rotação, um principal constituído por núcleo poligonal azul de contorno branco, em torno do qual se desenvolve "camélia" de pétalas imbricadas azuis de contorno branco, envolvendo este esquema uma circunferência azul. A este motivo entrelaçam-se folhagens de onde saem dois pistilos, sendo um hipertrofiado, indo ligar-se este ao pistilo também hipertrofiado da folha do lado, através de uma pérola, onde assenta uma flor de cálice, desenvolvendo-se este esquema numa forma cruciforme. O centro secundário é formado por núcleo circular azul de contorno branco, à volta do qual se dispõem, alternadamente, flores trilobadas com outro elemento floral não visível.
Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo).
Centro de Fabrico: Porto?
Bibliografia
SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVII, 1º vol.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1971
"Um Gosto Português. O Uso do Azulejo no Século XVII", Catálogo da exposição temporária no MNAz, Edição Babel e MNAz, 2012.
0 exótico nunca esta em casa ? A China na faiança e no azulejo portugueses (séculos XVII-XVIII), pp.359
Exposições
"Um Gosto Português. O Uso do Azulejo no Século XVII"
Museu Nacional do Azulejo
3/7/2012 a 28/10/2012
Exposição Física
O Exótico nunca está em casa ? A China na faiança e no azulejo portugueses (Séculos XVII-XVIII)