Descrição: Painel de Azulejos representando São Tomás de Aquino na cátedra. Faiança polícroma: ocres, manganês, verde, castanho e amarelosobre branco. Painel constituído por 60 azulejos (6x10).
Composição figurativa de interior representando uma palestra de São Bruno: ao centro da representação, um púlpito sob um baldaquino onde se encontra um religioso teatino de braços abertos, seguramente São Tomás de Aquino, com capelo e barrete de doutor. Este encontra-se rodeado de representantes de várias ordens religiosas, quatro de cada lado. À esquerda do observador encontram-se três jesuítas e São Bruno. À direita mais dois jesuítas, um cisterciense e um dominicano. Todas estas personagens encontram-se sentadas à excepção de S. Bruno que se encontra de perfil com as mãos levantadas, em posição de discurso para os presentes. Composição enquadrada por moldura de perfis trabalhados, simulando trabalho em madeira, rodeada por cercadura com efeito marmoreado, que assenta em soco também de efeito marmoreado.
Uma cartela com legenda inscreve-se na base deste enquadramento alinhando-se com o centro da composição que corresponde ao púlpito: "Al grado de Doctor Bruno ascendia/ en la Sagrada Ciencia tan Versado/ que eram las Claras luces q.e esparcia,/ de q.e estava (en) virtudes graduado./ Unanime el teatro Convenia/ en los justos honores desugrado./ Y haziendole París digno Maestro/ lo destinava el Cielo a Padre Nuestro."
A identificação da cena é dificultada pela inscrição da cartela, no entanto a personagem central é, seguramente, São Tomás de Aquino.
Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo).
Centro de Fabrico: Valência, Espanha
Bibliografia
Cores para a arquitectura: azulejaria valenciana século XIII ao século XX, catálogo de exposição. Lisboa: IPM, 2005
RÉAU, Louis - Iconografia del Arte Cristiano. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1996
SÁNCHEZ PACHECO, Trinidad - Cerámica espanola.In SUMMA ARTIS-Historia General del Arte vol 42. Madrid: Espasa Calpe, 1997
Exposições
Cores para a arquitectura: azulejaria valenciana século XIII ao Século XX