Descrição: Secção de painel de azulejos, silhar, em faiança polícroma: ocres, azul, vermelho e verde sobre branco. Composição figurativa muito incompleta, que representa uma procisssão religiosa; os participantes, todos homens, envergam calções curtos, meias de algodão branco, sapatos pretos rasos, capas amplas, chapéus de aba larga e plana, e, em alguns casos, redes com laço. Transportam estandartes e bandeiras dos grémios de onde pendem cordões com borlas que permitem movimentá-los tal como se faz nas procissões actuais. Os que saem da igreja ainda levam a cabeça descoberta por respeito, e os que vão mais à frente romperam a ordem das fileiras para inclinar a bandeira azul, que transportam de modo a que passe numa arcada baixa.
A fachada poderia identificar-se com a igreja valenciana del Carmen, com o grande portal avançado e os nichos laterais superiores que continham as imagens de santos da ordem do Carmo. O pequeno arco de volta perfeita seria o portal de Valldigna, duas edificações do mesmo bairro da cidade.
Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo).
Centro de Fabrico: Valência, Espanha
Bibliografia
Cores para a arquitectura: azulejaria valenciana século XIII ao século XX, catálogo de exposição. Lisboa: IPM, 2005
SÁNCHEZ PACHECO, Trinidad - Cerámica espanola.In SUMMA ARTIS-Historia General del Arte vol 42. Madrid: Espasa Calpe, 1997
Exposições
Cores para a arquitectura: azulejaria valenciana século XIII ao Século XX