Descrição: Painel de Azulejos em faiança polícroma: azul e amarelo sobre branco. Constituído por 15 azulejos (3x5). Módulo de padrão 2x2, decorado com motivos florais e vegetalistas estilizados, sobre fundo azul. Possui dois centros de rotação, um constituído por núcleo azul e amarelo, rodeado por duas flores palmiformes amarelas e diversas flores compósitas e recortadas brancas, em disposição cruciforme. Entre estas encontra-se uma pequena flor de núcleo azul e cinco pétalas redondas amarelas. Das primeiras flores brancas saiem ramagens recortadas amarelas que vão servir de ligação com o outro centro de rotação. Este centro é composto por duas flores brancas, palmiformes e recortadas, unidas através de um elemento não visível, amarelo, estando envolvidas pelas ramagens amarelas que criam uma forma oval. Os dois centros de rotação estão inseridos numa estrutura em ziguezague branca, contornada a amarelo.
Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo).
Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal
Bibliografia
SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVII, 1º vol.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1971
"Um Gosto Português. O Uso do Azulejo no Século XVII", Catálogo da exposição temporária no MNAz, Edição Babel e MNAz, 2012.
Exposições
"Um Gosto Português. O Uso do Azulejo no Século XVII"