Descrição: Painel de azulejos em faiança polícroma: azul e amarelo sobre branco. Módulo de padrão 5 X 5, decorado com motivos geométricos, florais e vegetalistas estilizados, sobre fundo branco. Centro de rotação constituído por uma sucessão linear de flores de cálice amarelas cujos caules, dispostos lateral e simetricamente, se ligam entre si, alternando com cabeças de anjos. Outro centro de rotação apresenta pequenas flores de núcleo circular azul e cinco pétalas redondas amarelas, alternadas por fiadas de pérolas azuis (motivo de rosário), envolvendo uma estrela azul de oito pontas. Esta composição é invulgar.
Origem/Historial: "O espectacular Cat. 101, cujo único espaço de aplicação conhecido são os remanescentes aplicados numa parte de parede do Convento de Odivelas, poderia ser denominado "motivo de rosário", pelo tema da fiada exterior que vai determinar o eixo da sua aplicação. Dos rarissímos módulos de 5x5, ou seja, são precisos 25 azulejos para o compor, com variantes nos elementos de canto e de ligação dos rosários ou com a possibilidade de os centros poderem integrar motivos de iconografia mariana, é na introdução das cabeças de serafins que, para além de tudo o resto, se determina a sua singularidade, pois é um dos dois únicos padrões conhecidos com elementos figurativos. O tema de anjos ou cupidos surge em cercaduras..."
Alexandre Nobre Pais in "Um Gosto Português. O Uso do Azulejo npo séc. XVII", pp. 176.
Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo).
Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal
Bibliografia
"Um Gosto Português. O Uso do Azulejo no Século XVII", Catálogo da exposição temporária no MNAz, Edição Babel e MNAz, 2012.
Exposições
"Um Gosto Português. O Uso do Azulejo no Século XVII"