Painel de azulejos
-
Museu: Museu Nacional do Azulejo
-
Nº de Inventário: MNAz 372 Az
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 17
-
-
Técnica: Faiança
-
Dimensões (cm): Alt. 15
-
Descrição: Azulejos de cercadura em faiança polícroma: azul e amarelo sobre branco. Guarnição para tapete decorada com motivos geométricos, florais e vegetalistas estilizados. Campo central constituído por uma sucessão linear de folhas de acanto brancas, nervuradas a azul, sobre fundo amarelo, assentando num filete amarelo sombreado a azul. O friso exterior é composto por uma sucessão linear de elementos rendilhados azuis, motivo denominado de "renda", sobre fundo branco. A composição é delimitada exteriormente por moldura azul e, interiormente, por filete azul que define moldura branca.
-
-
Origem/Historial:
Motivo rendas: motivo conhecido como rendas de Coimbra. Virgílio Correia levanta a hipótese de ter sido este motivo de inspiração veneziana. Realmente Veneza é o principal centro de rendas de agulha, entre os sécs. XV e XVII. O ornato arrendado era típico dos remates de cantoneira dos frontais de altar e só posteriormente passou a ser tema para cercaduras, estas de grande aceitação nos meados do séc. XVII.
-
Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo)
-
Bibliografia
- SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVII, 1º vol.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1971